SEJAM BEM - VINDOS

Estamos localizados na Rua São Luiz, 663
Bairro Santana - Porto Alegre/RS
Fone 51.3072.7777

Acesse nosso site e confira
www.espacomfit.com.br

No Espaço M'Fit, você pratica atividade física com segurança, comodidade e conforto. Ambiente agradável e climatizado. Você encontra profissionais altamente qualificados, além de uma estrutura com aparelhos de última geração. Oferecemos um atendimento personalizado diferenciado.

#PILATES
#MUSCULAÇÃO #CIRCUIT TRAINING #TFUNCIONAL

sábado, 25 de junho de 2011

Atividade Fìsica e Gestação

Os benefícios das atividades físicas são comprovadamente reconhecidos sobre o ciclo vital, e tampouco interfere na gestação. Pesquisadores concluem que a atividade física, sendo regular, moderada e controlada desde o início da gestação, promove benefícios para a saúde materna e fetal.

Dentre os benefícios:

- Prevenção e redução de lombalgias, de dores das mãos e pés e estresse cardiovascular, fortalecimento da musculatura pélvica,
- Redução de partos prematuros e cesáreas, maior flexibilidade e tolerância à dor, controle do ganho ponderal e elevação da auto-estima da gestante.
- No feto, observou-se aumento do peso ao nascer e melhoria da condição nutricional.

O ganho de peso que no início do período gestacional é reduzido comparado à fase final, necessita ser permanentemente controlado para evitar a ocorrência de deficiência ou excesso. O ganho de peso em excesso pode expor a gestante ao desenvolvimento de diversas patologias, tais como hipertensão arterial, diabetes, obesidade pós-parto, além de complicações no parto. A deficiência do ganho de peso pode trazer prejuízo para o crescimento e desenvolvimento fetal.

Nos tempos atuais, o controle do ganho de peso gestacional, adquiriu um “novo conceito” com a imposição social da “estética da magreza”. A preocupação da gestante, quanto ao ganho de peso, divide-se entre o peso necessário e suficiente que deverá obter sem prejuízo para a gestação, e o peso que terá após o parto. Todavia, vale lembrar, a dieta de controle para perda ou manutenção de peso não é indicado nessa fase, mesmo para gestantes obesas, praticantes ou não de atividade física.

O American College of Obstetricians and Gynecologists, recomendou que a atividade física desenvolvida durante a gestação, deve ser de exercícios com intensidade regular e moderada, com o programa voltado para o período gestacional em que se encontra a mulher, com as atividades centradas nas condições de saúde da gestante, na experiência em praticar exercícios físicos e na demonstração de interesse e necessidade da mesma.

Alguns tipos de exercícios leves na água como hidroterapia ou hidroginástica, caminhada e bicicleta, já vêm se destacando como prática de atividade física durante o período de gestação. A natação é a mais recomendada para a gestante, devido à inerência do corpo na água, isto é, a flutuabilidade e ao efeito relaxante. A natação reduz ainda a freqüência de edema que é um efeito comum na gestação, porém desconfortável. O efeito da água fria sobre o corpo serve também como termorregulador, proporcionando ao feto a possibilidade de maior estabilidade frente à elevação de temperatura e a subsequente diminuição do suprimento de sangue. A temperatura ideal da água deve ficar entre 28ºC e 30ºC.

Alguns exercícios físicos merecem recomendações especiais sobre a contra-indicação neste período. A intensidade do exercício deve ser monitorada de acordo com os sintomas que a gestante apresentar e sempre acompanhada de um médico especialista. Esta intensidade se revela através da demanda sobre o sistema cardiovascular.

A relação a seguir apresenta alguns tipos de exercícios físicos e/ou situações não recomendadas para a prática durante o período gestacional:

- Artes marciais, mergulho e levantamento de peso;
- Exercícios com movimentos repentinos ou de saltos;
- Flexão ou extensão profunda, pois os tecidos conjuntivos jáapresentam frouxidão;
- Basquetebol e qualquer outro tipo de jogo com bolas que possamcausar trauma abdominal;
- Qualquer tipo de ginástica aeróbica, corrida ou atividades emelevada altitude são contra-indicadas ou, excepcionalmente aceitascom limitações, dependendo das condições físicas da gestante.

Já se reconhece a contribuição da prática da atividade física regular e orientada durante a gestação, e cada médico especialista estabelece o tipo de atividade para sua paciente, sua duração, intensidade e freqüência, e de forma que ela também tenha condições de se adaptar. Todavia, conclui-se que quando indicada, a prática de atividade física regular, moderada, controlada e orientada pode produzir efeitos benéficos sobre a saúde da gestante e do feto.

Fonte: Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil.

Boa Forma Física com Florais

Em várias ocasiões as pessoas questionam sobre que tipos de trabalhos ou treinamentos podem fazer para perder peso, para reduzir o percentual de gordura corporal, para “desinchar”, para fortalecer a musculatura disso ou daquilo, para ter “barriga de tanquinho”, etc ... Claro que é essencial um treinamento coerente para manter em bom estado mecânico este veículo maravilhoso que você pode chamar de corpo humano, mas o exercício é apenas uma parte do que é necessário para manter um peso ideal, um corpo em perfeito estado.

É preciso compreender que tudo se relaciona em nosso organismo, tudo é interligado, e que o grande “maestro” de tudo é o cérebro. Parte dele o estado geral que faz você se sentir saudável, ágil e em estado de bem estar geral.

É como uma engrenagem: um fator se encaixa em outro e quando uma parte não vai bem, acaba acarretando algum desajuste que leva a uma consequência no corpo. Exemplo: você está ansioso com algum acontecimento e sente uma necessidade de preencher “este vazio” que está lhe “consumindo”, no sentido de compensar algo. Você come ... você bebe! Este fato desencadeia todo um processo metabólico que leva ao processamento dos alimentos, geração de energia e aproveitamento desta energia. Se você não utiliza esta energia, você acumula depósitos no corpo, porque seu corpo entende que você pode necessitar mais adiante de uma reserva ... e ele é muito precavido! Assim começam a se formar alguns “pneusinhos”.

Tensões do dia a dia, de estresse, também podem prejudicar o treinamento, pois podem gerar dores musculares ou nas articulações que impedem a prática de certos exercícios físicos prejudicando ou adiando o sonho do corpo malhado.

Manter um corpo bonito e saudável depende de alimentação adequada, de um bom treinamento preparado e acompanhado por um profissional qualificado e de um equilíbrio mental/emocional que permita a manutenção deste estado de bem estar e saúde.
Problemas emocionais podem dificultar em muito a sustentação de uma dieta. Podem tornar muito penoso ou até inviável comprometer-se com um bom treinamento ou ter autoestima suficiente para tomar a iniciativa de fazer algo por si.

Há muitos recursos que estão sendo utilizados na área da saúde para ajudar a “dar um empurrãozinho” e fazer com que a pessoa se mexa, coloque o corpo e a vida em movimento a favor de um físico realmente saudável.

Um dos recursos que pode ser de grande valia neste contexto é a Terapia Floral. A Terapia Floral é um modelo terapêutico (reconhecido e recomendado pela OMS/1976) que, embasado em princípios da Física, admite a existência de campos eletromagnéticos ao redor de nosso corpo físico, também denominados corpos sutis.

Trata-se de um tipo de terapia complementar, vibracional como a Homeopatia, que se utiliza de essências energéticas, originalmente obtidas de flores, para tratar dos diversos estados emocionais envolvidos no desenvolvimento de problemas físicos ou psíquicos. Este recurso consiste na utilização de essências florais dentro de um programa global de estimulação da saúde. As essências florais atuam como catalisadores que dão impulso às melhorias que a pessoa tem por objetivo alcançar, ou seja, tornam o caminho mais curto entre o querer e a meta atingida!

Experimente e se surpreenda com os resultados. Permita-se! Agende sua consulta! MENTE SÃ EM CORPO SARADO!

Por Janaíne Martins
Especialista em Terapia Floral
pelo Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos
Espaço M'Fit
51.3072-7777